Tipos de planejamentos
Planejamento É um processo de tomada de decisões e de
comunicação sobre os objetivos que se devem atingir no futuro visando
transformar uma dada realidade, de uma maneira mais ou menos controlada.
O Planejamento Participativo é a
busca de uma visão múltipla, integrada e sustentável de desenvolvimento.
O plano é um guia de orientação, pois nele
são estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente.
Sua função é orientar a prática partindo da exigência da própria prática.
O plano da escola é um documento
mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as
ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do
projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.
O plano de ensino (ou plano de unidade) é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre; é um documento mais elaborado, dividido por unidades seqüenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológicos.
O plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico.
O plano de ensino (ou plano de unidade) é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre; é um documento mais elaborado, dividido por unidades seqüenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológicos.
O plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico.
O planejamento escolar é uma tarefa
docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e
coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação
no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para programar as
ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente
ligado à avaliação.
PPP Constitui-se em um documento
produzido como resultado do diálogo entre os diversos segmentos da comunidade
escolar a fim de organizar e planejar o trabalho administrativo-pedagógico,
buscando soluções para os problemas diagnosticados.
6.1. MARCO REFERENCIAL: expressa
a posição da instituição que planeja em relação à sua identidade, visão de
mundo, utopia, valores, objetivos, compromissos. Indica o 'rumo', o
horizonte, a direção que a instituição escolheu, fundamentado em elementos
teóricos da filosofia, das ciências, apoia-se em crenças, na cultura da
coletividade envolvida. Implica, portanto, opção e fundamentação.
A função maior do Marco
Referencial é a de tensionar a realidade no sentido da sua
superação/transformação e, em termos metodológicos, fornecer parâmetros,
critérios para a realização do Diagnóstico. Está
organizado da seguinte forma:
6.2. DIAGNÓSTICO:A comunidade
escolar deve levantar as características atuais da escola, suas limitações e
possibilidades, os seus elementos identificadores, a imagem que se quer
construir quanto a seu papel na comunidade em que
está inserida. Esse levantamento dos traços identificadores da escola
constitui um diagnóstico que
servirá de base para a definição dos objetivos a perseguir, do modelo de
gestão a ser adotado, dos conteúdos que devem ser trabalhados, das formas de
organização e funcionamento da unidade escolar e sua função social no
contexto local e global.
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