Brincar: O
Brincar como construção da autonomia e identidade na educação infantil em idade
pré-escolar.
Objetivo Geral:
Identificar
e analisar a contribuição do brincar na construção da autonomia e identidade da
criança em idade Pré-escolar na Educação Infantil.
Objetivos especificos:
•
Compreender a
importância do brincar no contexto da E.I.
•
Verificar a
capacidade que o brincar tem de estimular a criatividade e imaginação das
crianças enquanto brincam.
•
Compreender a
importância do educador enquanto mediador do bricar.
•
Analisar a
imporância do espaço para um brincar de qualidade.
•
Constatar se as
crianças da E.I enquanto brincam são encorajadas a pensar de maneira autônoma.
PROBLEMAS: Partindo de uma
inquietude observada por nós em ambiente de trabalho surgem as indagações:
Brincar? Como? Brincar de forma aleatória? O brincar realmente contribui para a
construção da autonomia e identidade da criança? Deve ser mediado? Como?
Brinquedos são de vital
importância para o desenvolvimento e a educação da criança por propiciar. O
desenvolvimento simbólico, estimular sua imaginação, sua capacidade de
raciocínio e sua Auto-estima, reconhecimento de
sua Identidade.”EU SOU”.
A
autonomia está ligada a capacidade do individuo de se auto-governar, moral e
intelectualmente( Kamii& Devries, 1991).
O brincar expressa a resposta da
criança diante de alguns conflitos. Na imprevisibilidade de Sua reações, esta
preserva sua AUTONOMIA, algo que deve ser
Construido.
•
Justificativa: Valorização do
ato de brincar como elemento fundamental da cultura da infância.
•
Convivência na diversidade.
•
Brincadeira, diversão e
participação.
•
Respeito a criança como sujeito
de cultura.
•
Brincando a criança se
humaniza, aprende a conciliar de forma efetiva a afirmação de si mesma. Através
do brincar a criança trabalha sua auto estima.
Com essa
iniciativa, a expectativa é contribuir para a facilitação do processo de estruturação
das oportunidades do brincar com intencionalidades dentro do ambiente de
educação infantil. Um brincar que contribua com o desenvolvimento não só
autonomia e identidade, mas, um desenvolvimento global da criança em idade
pré-escolar.
Referencial
teórico: Propiciando a brincadeira
cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar
uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos
conhecimentos. Portanto “Brincar é poder exercer a capacidade de criar,
através de brincadeiras, ou aprendizagens lúdicas, com espaço amplo para a
diversidade nas experiências, desenvolvendo através da linguagem simbólica a
auto-estima e a autonomia. (RCNEI, 1998 p.41).”
Referencial
teórico: De acordo com o RCNEI (2008, p.22):
“Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade
e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar
por meio de gestos, som faz com que ela desenvolva a sua imaginação”. Enquanto brinca a criança desenvolve
capacidades importantes, como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação.
Referencial teórico: “O brincar em situações
educacionais, proporciona não só um meio real de aprendizagem como permite
também que os adultos perceptivos e competentes aprendam sobre as crianças e
suas necessidades. (MOYLES,2007,p.12).”
Referencial teórico: De acordo com especialistas como
Montessori, Kamii e Piaget as crianças devem ser estimuladas a pensar de
maneira autônoma. A criança a partir do momento que consegue elaborar
regras, possibilidades e atitudes de liderança enquanto brinca,
automaticamente ela está em pleno desenvolvimento da sua identidade e
autonomia.
Referencial teórico: De acordo com Kamii: “A finalidade da
educação deve ser a de desenvolver a autonomia da criança”(Kamii,pg.33). O
RCNEI vai dizer que: ”Brincar funciona como um cenário no qual as crianças
tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la”.
(RCNEI. p.22. 1998).
Referencial teórico: Nesse
sentido, uma concepção de Educação Infantil deve traduzir intenções educativas
tendo como eixos norteadores a construção da identidade e da autonomia da
criança, o atendimento as necessidades de afeto, sono alimentação, higiene
e conhecimento. As atividades devem considerar a formação da criança nos
diversas dimensões: físicas, emocionais, afetivas,
cognitivo - lingüísticos e sociais. (BELO HORIZONTE. SMED, 2003, p.12).
Metodologia: Com base nesses
teóricos e análise de alguns documentos desejamos:
O objetivo deste projeto é
apresentar práticas do brincar, de uma forma clara e ao mesmo tempo acadêmica,
a pessoas interessadas, independentemente de serem especialistas ou não no
tema. A razão de ser deste projeto é justamente o fato de que o brincar afeta a
todos os indivíduos, de todas as escolaridades, independente de sexo, religião,
raça ou nível social.
Sendo fato que o brincar
afeta, todos, nada mais razoável do que produzir um trabalho que aborde a
função do brincar na construção da identidade e autonomia da criança em idade
pré-escolar. Espera-se que, através da disseminação dos conceitos e práticas
contidas neste projeto, possam ser desenvolvidas as competências necessárias a
real função do brincar.
RERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
•
BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da Educação
Nacional. Lei 9394/96 de 20 de dezembro de1996.
•
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a
Educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
•
BRASIL. Resolução CNE-CEB nº5/09, de 15 de
dezembro de 2009.
•
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para
a Educação Infantil. Resolução nº1/10. Diário Oficial. Brasília: 26 de
novembro de 2010.
•
BRASIL. Resolução do Conselho Nacional de
Educação /Câmera de Educação Básica nº5, de 17/12/2009.
•
BRASIL.
Lei Federal nº8069, Estatuto da Criança e do Adolescente de 13 de julho de
1990.
•
MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação
infantil; tradução Maria Adriane Veronese. Porto Alegre: Artmed,2002.
•
EDWARDS,Caroly; GANDINI,Lella; FORMAN,George. As cem linguagens da
criança: abordagem de Reggio
Emilia na educação da primeira infância. (tradução Dayse Batista).Porto
Alegre:Editora Artes Mésicas,1999.
•
FRIEDMANN,Adriana.A arte de brincar.Porto Alegre:Artmed,2004.
•
KAMII,Constance: A criança e o número: Implicaçôes educacionais
da teoria de Piaget para atuação com escolares de 4 a 6 anos; tradução: Regina
A de Assis- 11ª Ed. Campinas, SP.Papirus,1990.
•
BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. SMED. Referenciais Curriculares:
Educação Básica-Escola Plural. Belo Horizonte: SMED, 2003
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