terça-feira, 21 de maio de 2013

O brincar: como construção da autonomia e identidade




Brincar: O Brincar como construção da autonomia e identidade na educação infantil em idade pré-escolar.

Objetivo Geral:
            Identificar e analisar a contribuição do brincar na construção da autonomia e identidade da criança em idade Pré-escolar na Educação Infantil.


Objetivos especificos:
           Compreender a importância do brincar no contexto da E.I.
           Verificar a capacidade que o brincar tem de estimular a criatividade e imaginação das crianças enquanto brincam.
           Compreender a importância do educador enquanto mediador do bricar.
           Analisar a imporância do espaço para um brincar de qualidade.
           Constatar se as crianças da E.I enquanto brincam são encorajadas a pensar de maneira autônoma.


PROBLEMAS: Partindo de uma inquietude observada por nós em ambiente de trabalho surgem as indagações: Brincar? Como? Brincar de forma aleatória? O brincar realmente contribui para a construção da autonomia e identidade da criança? Deve ser mediado? Como?
Brinquedos são de vital importância para o desenvolvimento e a educação da criança por propiciar. O desenvolvimento simbólico, estimular sua imaginação, sua capacidade de raciocínio e sua Auto-estima, reconhecimento de  sua Identidade.”EU SOU”.
A autonomia está ligada a capacidade do individuo de se auto-governar, moral e intelectualmente( Kamii& Devries, 1991).
O brincar expressa a resposta da criança diante de alguns conflitos. Na imprevisibilidade de Sua reações, esta preserva sua AUTONOMIA, algo que deve ser  Construido.

          Justificativa: Valorização do ato de brincar como elemento fundamental da cultura da infância.
          Convivência na diversidade.
          Brincadeira, diversão e participação.
          Respeito a criança como sujeito de cultura.
          Brincando a criança se humaniza, aprende a conciliar de forma efetiva a afirmação de si mesma. Através do brincar a criança trabalha sua auto estima.


  Com essa iniciativa, a expectativa é contribuir para a facilitação do processo de estruturação das oportunidades do brincar com intencionalidades dentro do ambiente de educação infantil. Um brincar que contribua com o desenvolvimento não só autonomia e identidade, mas, um desenvolvimento global da criança em idade pré-escolar.


Referencial teórico: Propiciando a brincadeira cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos. Portanto “Brincar é poder exercer a capacidade de criar, através de brincadeiras, ou aprendizagens lúdicas, com espaço amplo para a diversidade nas experiências, desenvolvendo através da linguagem simbólica a auto-estima e a autonomia. (RCNEI, 1998 p.41).”


Referencial teórico: De acordo com o RCNEI (2008, p.22): “Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, som faz com que ela desenvolva a sua imaginação”.  Enquanto brinca a criança desenvolve capacidades importantes, como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação.


Referencial teórico: “O brincar em situações educacionais, proporciona não só um meio real de aprendizagem como permite também que os adultos perceptivos e competentes aprendam sobre as crianças e suas necessidades. (MOYLES,2007,p.12).”


Referencial teórico: De acordo com especialistas como Montessori, Kamii e Piaget as crianças devem ser estimuladas a pensar de maneira autônoma. A criança a partir do momento que consegue elaborar regras, possibilidades e atitudes de liderança enquanto brinca, automaticamente ela está em pleno desenvolvimento da sua identidade e autonomia.


Referencial teórico: De acordo com Kamii: “A finalidade da educação deve ser a de desenvolver a autonomia da criança”(Kamii,pg.33). O RCNEI vai dizer que: ”Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la”. (RCNEI. p.22. 1998).
Referencial teórico: Nesse sentido, uma concepção de Educação Infantil deve traduzir intenções educativas tendo como eixos norteadores a construção da identidade e da autonomia da criança, o atendimento as necessidades de afeto, sono alimentação, higiene e conhecimento. As atividades devem considerar a formação da criança nos diversas dimensões: físicas, emocionais, afetivas, cognitivo - lingüísticos e sociais. (BELO HORIZONTE. SMED, 2003, p.12).
           


Metodologia:  Com base nesses teóricos e análise de alguns documentos desejamos:
O objetivo deste projeto é apresentar práticas do brincar, de uma forma clara e ao mesmo tempo acadêmica, a pessoas interessadas, independentemente de serem especialistas ou não no tema. A razão de ser deste projeto é justamente o fato de que o brincar afeta a todos os indivíduos, de todas as escolaridades, independente de sexo, religião, raça ou nível social.
Sendo fato que o brincar afeta, todos, nada mais razoável do que produzir um trabalho que aborde a função do brincar na construção da identidade e autonomia da criança em idade pré-escolar. Espera-se que, através da disseminação dos conceitos e práticas contidas neste projeto, possam ser desenvolvidas as competências necessárias a real função do brincar.



RERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
          BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional. Lei 9394/96 de 20 de dezembro de1996.
          BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
          BRASIL. Resolução CNE-CEB nº5/09, de 15 de dezembro de 2009.
          BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução nº1/10. Diário Oficial. Brasília: 26 de novembro de 2010.
          BRASIL. Resolução do Conselho Nacional de Educação /Câmera de Educação Básica nº5, de 17/12/2009.
           BRASIL. Lei Federal nº8069, Estatuto da Criança e do Adolescente de 13 de julho de 1990.
          MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil; tradução Maria Adriane Veronese. Porto Alegre: Artmed,2002.
          EDWARDS,Caroly; GANDINI,Lella; FORMAN,George. As cem linguagens da criança:  abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. (tradução Dayse Batista).Porto Alegre:Editora Artes Mésicas,1999.
          FRIEDMANN,Adriana.A arte de brincar.Porto Alegre:Artmed,2004.
          KAMII,Constance: A criança e o número: Implicaçôes educacionais da teoria de Piaget para atuação com escolares de 4 a 6 anos; tradução: Regina A de Assis- 11ª Ed. Campinas, SP.Papirus,1990.
          BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. SMED. Referenciais Curriculares: Educação Básica-Escola Plural. Belo Horizonte: SMED, 2003 





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