Projeto linguagem digital
Projeto:
Linguagem digital
Participantes:
Turma composta por 27 crianças, 2ºano do primeiro ciclo.
Duração
do projeto: duas semanas aproximadamente.
A tecnologia não é nada sem um homem a operá-la. Não é
a tecnologia a vilã. È o meio, é a forma como ela é empregada, é a ausência de
uma consciência crítica e ética sobre o seu uso. (Ney Mourão).
Justificativa:
Diante da necessidade de incluir os
alunos da educação do 2ºano dentro da cultura atual de inclusão dos novos
saberes que nos cercam necessário se faz que lhes apresentemos novos
instrumentos e meios de aprendizagem, incluindo-os nos diversos locais
possíveis, dentro da cidade, permitindo-lhes uma efetiva interação com os novos
instrumentos nesse caso, em especial o computador.
Objetivos:
Incluir os alunos no mundo digital do computador, para que possam ter acesso a algumas ferramentas das tecnologias da informação e da comunicação.
Objetivos
específicos:
- Conhecer as formas geométricas, cores com o suporte do computador.
- Conversa informal, para verificação sobre o conhecimento prévio acerca do assunto;
- Conversa informativa sobre a utilidade do computador.
- Confecções de cartazes;
- Aula pratica com o auxilio do monitor de informática.
- Entrevista com o monitor de informática.
Atividades:
- Desenvolver atividades específicas no computador, como jogos e aplicativos de software educativos.
- Conhecer e utilizar algumas ferramentas disponíveis como blogs e works educacionais coletivos, da turma.
- Registros escritos, ilustrativos, fotográficos e virtuais.
- Uma visita semanal, nas segundas-feiras, com duração de uma hora.
Fundamentação
teórica:
Faz-se
necessário pensar o aluno contemporâneo, como ser ativo, construtor de suas
próprias estruturas intelectuais, evidenciando a transformação do pensamento
linear para o pensamento hipertextual, permitindo que os mesmos dominem a
máquina, e não o contrário. O aluno deixa de ser um consumidor de informações,
quando passa a construir seu próprio saber e desenvolve criticamente sua aprendizagem
com o uso de ferramentas informáticas.
Recursos
utilizados:
- Professor, crianças, monitor de informática;
- Textos informativos
Avaliação:
Será
satisfatório se os alunos se envolverem nas propostas e realizarem as
atividades com prazer e alegria, ampliando seus conhecimentos sobre o assunto. Mas
o foco principal ao final desse projeto é a formação de indivíduos autônomos,
que aprendem por si mesmos, porque aprenderam a aprender, através da busca, da
investigação, da descoberta e da invenção simplesmente por serem curiosos.
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