terça-feira, 21 de maio de 2013

Multiplas linguagens


MULTIPLAS LINGUAGENS DE MENINOS E MENINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
            MárciaGobbi-mgobbi@usp.br
Artes culturais
Na infância é uma construção social sendo que os meninos e as meninas são considerados sujeitos históricos onde manifestam práticas vivenciadas, fantasias desejos sendo capazes de compreender e expressar o mundo cultural.
    Apartir das múltiplas linguagens as crianças brincam individualmente ou coletivamente relacionando-se com os outros de forma diversas voltadas para demais aspectos da vida. 
As crianças quando ouvidas nos mostram que é possível formular conhecimentos e saberes muito além das linguagem verbal e escrita.
Utilizam diferentes linguagens  e manifestações expressivas.
Tais como:
 Desenho, pintura, esculturas,danças teatro,gestos palavras choro e texturas.

  Cabe ao educador ou até mesmo a instituição proporcionar e valorizar as demais formas expressivas que fazem parte do dia a dia da criança ao qual envolve o seu corpo.    EX: Coreografia. O tocar de uma música. Movimento das refeições. Barulho de talheres. Com o uso de matérias como a massa de modelar, desenvolve-se expressões artísticas que é importante no desenvolvimento da identidade e da autonomia.
  O teatro a dança e a música está presente em todos os momentos da vida e atua como um elo entre as gerações de uma mesma família e membros da comunidade.   Garantir um repertório amplo de ritmos e sons é garantir o acesso á cultura.   Ex: Cantigas de roda, dança acompanhar músicas com palmas, saber o sons e o nome de vários instrumentos são alguns dos conteúdos trabalhados em creches e pré – escolas.     As crianças descobrem fontes sonoras ao bater, sacudir ou empurrar objetos, ao som do chocalho.     A atividade ainda é mais proveitosa quando estimulada pelo educador.
   DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil  de dezembro de (Resolução n• 5 de 17 de dezembro de 2009), as propostas pedagógicas da educação Infantil devem respeitar princípios estéticos voltando-se  para diferentes manifestações artísticas e culturais que considerem a diversidade cultural, religiosa, étnica,econômica e social do país.
   É importante oportunizar as nossas crianças de  expor suas idéias, argumentar, criticar e inventar formas e modo novo de representar o mundo e                           materializar os mesmos.   Sendo considerados como sujeito construtor de seus conhecimentos.

   Muitas vezes os traçados das  crianças ficam no imaginário e os desenhos das crianças podem ser considerados como metáfora visuais, formas de explicar abstrações tais como o amor a alegria.
  Muitas vezes penduramos as criações das crianças no varal e nem nos preocupamos em dialogar com quem o fez. Colocamos em saquinhos de plásticos e armários as obras das crianças.

A,CRIAÇÃO DE TEXTURAS PROPORCIONA AS CRIANÇAS CRIAÇÕES E DESCOBERTAS INTERESSANTES E PODEM SER SEGUIDOS DE OBSERVAÇÕES VISUAIS E TÁTEIS DAS TEXTURAS.
         DESENHAR E PINTAR As crianças desenham com diferentes matérias e através dos traçados procura-se conhecer, reconhecer-se e ser reconhecido. Devemos oferecer as crianças vários objetos como carvão, pedras, lápis texturas, pincel, barbante nylon, cobre entre outros.
Boi de sucata: Cola branca Rolo de papel higiênico Copinho de danone Fitas coloridas Papeis colorido Palito de picolé Pincel, lantejoula,olhinhos
É importante oferecer as nossas crianças oportunidades de freqüentar teatro, museus e a ter acesso a vários gêneros literários (contos, romances, poesias) e assistir a espetáculos de danças, artes plásticas e gráficos, fotografia,cinema etc.


Citação:

Quando as crianças têm muitas oportunidades e experiências para usar a imaginação e criar efeitos e emoções diferentes por meios de suas atividades artísticas, elas podem ser orientadas para maiores desafios por meio da reflexão sobre a arte de fazer bagunça.







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